segunda-feira, 16 de abril de 2012

TEXTO 4.

Litoral. Sol, calor, aperto, cheiro de axilas sedentas por banho, água salgada, filas de mercado, picadas de pernilongos, turistas folgados, trânsito, chuvas em momentos inoportunos e por fim, amor e alegria. Eis as maravilhas das temporadas, períodos em que interioranos descem as serras a procura de lazer e putaria. Durante muito tempo todos se preparam para a chegada à encantadora e irresistível “PRAIA”.

A Praia, muitas vezes não é um lugar em especial por isso não tem uma localização exata, e isso deve-se ao fato da mistificação do litoral, que apesar de encontrar-se em cidades como Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba, Ilha Bela, ou de forma mais abrangente litoral norte, por exemplo, são vistas apenas como um grande amontoado de lagos gigantes e salgados interligados também chamados de “Marzão”.

E é por isso, deve ser por isso, que há tamanha dificuldade em mencionar o nome de uma cidade quando planeja-se as férias litorâneas, por que o fascínio deve ser tamanho que a informação mar já basta por si só. Existem aqueles que falam o nome da praia, como a praia barequeçaba, que não por acaso é um bairro de São Sebastião, mas minha praia favorita de citar é sem duvidas a praia grande, trata-se do meu exemplo favorito uma vez que existe a praia grande de Ubatuba, litoral norte, e a praia grande de Santos, litoral sul. E ainda existem pessoas que falam: “Nossa, vou para a praia grande”. Tá, OK

Agora me diga querida pessoa, QUAL DELAS?

Para muitas pessoas tais descrições discorridas acima, como o nome da cidade, podem ser facilmente dispensáveis, porem considerando que 97,5 de toda a agua do planeta é salgada* e que a terra possui 6 continentes, contando o grande picolé que é a Antártica , Continente é uma grande massa de terra cercada por água** .

A localização é de extrema importância uma vez que há em nosso amado globo denominado Terra muitas praias. Com tais dados em mãos torna-se incoerente dizer: “VOU A PRAIA”, de fato esse pode ser seu destino, se você não morrer antes, mas nada o impede de ir a uma praia na Cidade do Cabo, ou partir rumo a uma praia em Auckland para vislumbrar o “Marzão”.

Quando fala-se de férias, nesse caso no litoral, a localização queridos amigos é de extremíssima importância. Se para encontrar um amigo, dessa forma ficará mais fácil de encontra-lo, se para despistar alguém mais eficiente em manda-lo na direção contraria. E se for só para falar e deixar seus coleguinhas com uma inveja enorme a ponto de torcer para que você sofra uma insolação ou pegue alguma parasitose nojenta, pelo menos saiba o nome do lugar que você esta, pois abster-se de tal informação a meu ver é entrar em um jogo perigoso.



Com a colaboração da minha prima Karol.

* (obrigada pelos dados Associação Guardiã da agua salgada)
**(definição feita pela amiga de todos os estudantes a Wikipédia).







Nenhum comentário:

Postar um comentário